segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

5 razões para repensar os investimentos para a aposentadoria


O panorama da aposentadoria se mostra nos dias atuais, completamente diferente do que foi no passado. Para começar, viver mais tempo está nos forçando a mudar a forma como investimos. É hora de repensar a próxima fase de sua vida.
Você pode ter ouvido algo sobre alguém vivendo uma crise na aposentadoria. Nos dias de hoje sua reação pode estar em olhar seu benefício quando se aposentar e pensar, "Sim, este sou eu" ou "Não existe crise aqui". Mas onde quer que você se julgue estar, seja no espectro entre a aceitação fatalista e a confiança alegre, existem muitos motivos para repensar seu investimento para a aposentadoria. Aqui estão cinco deles:
1. Você viverá mais tempo
Se você tem 60 anos, a expectativa de vida média até a aposentadoria desde o dia em que começaste a trabalhar era uma. Hoje, você pode esperar uma aposentadoria com uma idade bem mais avançada. Seria difícil prever as consequências da longevidade. Gerenciar isso exigirá mais economia, talvez um crescimento maior em sua carteira de investimentos e certamente um planejamento muito mais cuidadoso para fazer seu dinheiro aumentar.
2. Os títulos normais não vão suportar o peso futuro
Trinta anos atrás, você poderia ter investido seu portfólio para aposentadoria em títulos e aproveitar a renda decorrente, com relativa segurança, pois o crescimento das taxas de juros não era significativo. Talvez isso não seja provável nos próximos trinta anos, pois os rendimentos começaram a subir, bem como o valor dos títulos e dos juros também o fizeram, tornando o valor das carteiras de títulos mais susceptível a uma queda. Os retornos esperados com os títulos podem forçá-lo a repensar seu portfólio e considerar a exposição em renda fixa de forma a aumentar os rendimentos e a qualidade dos investimentos.
3. O risco ignora fronteiras
Nos dias de hoje os mercados estão mais interligados do que antes. Os fatores de riscos econômicos, as taxas de juros, os regulamentos, a  exposição à agitação global e a moeda política podem afetar o retorno em alguns setores e classes de ativos. Simplesmente, diversificando entre títulos e ações de primeira linha pode não ser suficiente. Você pode precisar considerar dedicar porções de seu portfólio para áreas e setores potencialmente desconhecidos, como outros instrumentos financeiros.
4. Você tem mais escolhas a fazer
Tendemos a pensar na aposentadoria como um problema de investimento. Mas três das mais importantes escolhas que você precisa fazer não têm nada a ver com investimentos. Elas são: quanto economizar, quanto é suficiente economizar e quando se aposentar. Claramente, estas escolhas estão inter-relacionadas. Se você está preocupado com seu progresso em direção ao objetivo trçado, aumentar a quantidade que você economiza, ou ajustar a sua data de aposentadoria, ou mesmo redimensionar suas metas de gastos até a aposentadoria, podem representar um impacto enorme.
5. Você precisa construir sua própria pensão
Raramente colocamos nestes termos, mas o objetivo de sua poupança para a aposentadoria é construir sua própria pensão. Em algum momento no futuro, seu fluxo atual de renda periódica (ou seja, seus contracheques) cessarão e será necessário substituí-lo por todos os meios disponíveis. Isto traz de volta a questão "quanto economizei?", "quanto de benefício na aposentadoria posso esperar?".
Coloquee estas cinco razões juntas, e você tirará uma foto de sua aposentadoria que será mais complicada do que muitos imaginam. Por isso é fundamental ser guiado por objetivos claros. 
Não esqueça, investimento envolve risco, incluindo a possível perda do capital inicial.

Referência: BlackRockBlog