Esta semana começa a publicação de balanços do 4° trimestre de 2017 e, por decorrência, os balanços de fechamento do ano findo.
Os eventos correspondentes, agendados para a semana apontam para os balanços de Fibria, Santander, Bradesco, Cielo e Klabin.
Já é possível vislumbrar no horizonte a chegada da época da distribuição de dividendos pelas empresas com ações na Bolsa de Valores. Gosto muito deste período, pois, principalmente nos últimos anos, tem dado muita alegria com o pagamento de polpudos dividendos. Em um próximo post abordarei o tema dividendos, com mais detalhes.
Considero a distribuição de uma parcela significativa dos lucros de uma empresa, a forma de me manter na defensiva; é o meu investimento defensivo. Já é possível vislumbrar no horizonte a chegada da época da distribuição de dividendos pelas empresas com ações na Bolsa de Valores. Gosto muito deste período, pois, principalmente nos últimos anos, tem dado muita alegria com o pagamento de polpudos dividendos. Em um próximo post abordarei o tema dividendos, com mais detalhes.
Em tempos de crise, como o que vivemos em 2017, pode parecer que as coisas não estejam muito favoráveis. No entanto, não podemos deixar de lado alguns indícios de recuperação do mercado, quando o IBOVESPA já chegou à marca dos 85.000 pontos. Não podemos deixar de considerar que existe uma certa euforia com a Bolsa. Nestes momentos, é preciso cautela!
No momento, tenho visão otimista para o mercado. É preciso analisar os balanços com cuidado, olhando cada empresa e seu segmento de mercado,pois mesmo que venham dividendos menores agora, precisamo verificar se as empresas se mantêm fortes em geração de caixa e talvez lucros maiores ao final do ano de 2018. Sinais de balanços robustos referentes a 2017 já existem, o que, sem dúvida acarretará maiores dividendos à frente.
É uma questão de opção: querer ganho fácil, em um primeiro momento, ou acompanhar uma empresa com administração sólida e consistente, trazendo bons resultados no curto/médio prazo; é uma questão de escolha.Vamos aguardar o desenrolar dos acontecimentos nos próximos dias e verificar qual será o posicionamento das empresas quanto ao pagamento de dividendos.
Bom dia!