Aplicar em ações na Bolsa de Valores tem sido um papo recorrente em algumas rodas de amigos que frequento. Alguns, mais jovens, aplicando, ou querendo se iniciar na área, visando sua aposentadoria, principalmente agora quando só se fala em reforma da previdência(?); outros, já se preparando para iniciar sua vida de aposentado, ou mesmo já a vivendo e sem saber exatamente com manter seu padrão de vida.
Tenho sempre sugerido que a aplicação em ações na Bolsa de Valores passe sempre que possível por um conhecimento do mercado e algum dedicação ao acompanhamento da empresas com suas ações ali negociadas.
Ouço muitas vezes argumentos do tipo: "não sou economista para entender de balanço de empresas"; "tenho um amigo de longa data que é agente de investimentos em Bolsa"; "já ouvi falar de análise gráfica de ações,mas não desconfio do que se trata"; "acredito que seja uma boa ideia aplicar em um fundo de ações no Banco onde tenho conta corrente e, não precisando me preocupar".
Pois bem, tudo isso e válido. No entanto, se queremos aplicar nosso capital suadamente amealhado, visando algum crescimento para no futuro, devemos tomar alguns cuidados. Acredito que seja importante ter um mínimo de conhecimento do que estamos fazendo, para tentar minimizar o risco, que sempre existirá.
Estes conhecimentos mínimos devem passar por duas vertentes importantes disponíveis em publicações não tão técnicas, mas que ajudam sobremaneira o entendimento. Refiro-me a publicações que tratam de análise fundamentalista, e de análise técnica (gráfica). a primeira aborda o desempenho econômico-financeiro e operacional de uma empresa com ações negociadas em Bolsa de Valores; a segunda trata da análise gráfica, função dos movimentos de cada ação em suas negociações na Bolsa de Valores.
Para o aprendizado sobre análise gráfica existem inúmeras publicações nacionais e internacionais, de fácil leitura e entendimento. Estes livros e publicações têm a finalidade de ensinar sobre análise técnica, também conhecida como análise de gráficos.
A análise técnica é o estudo dos últimos movimentos de preço de uma ação, commoditie, ou título e pode ajudar com decisões quanto a negociação e investimentos nos diversos mercados, principalmente no mercado de ações.Já para a utilização existem softwares específicos que se dedicam a ajudar, com alto grau de acerto, desde que adequadamente interpretados o tipo de negociação a ser realizado (compra ou venda de determinada ação). Dentre tais softwares destaco o MetaStock, que utilizo há muitos anos, com alto grau de acerto. Além disso, existem hoje disponíveis no mercado algumas empresas que oferecem, de forma gratuita,gráficos que possibilitam boas avaliações sobre movimentos de ações em Bolsa, embora com algumas limitações no uso de indicadores. Gosto muito da TradingView, que uso em algumas avaliações mais rápidas.
A análise técnica ou gráfica pode ser dividida em duas escolas. A mais antiga forma de análise está baseada em um teste padrão de identificação do comportamento humano e como a história está se repetindo em si. A mais recente escola, fundamentada em gráficos é baseada em probabilidade e estatística. Com a análise gráfica e matemática (softwares dedicados), um utilizador dos gráficos pode calcular a direção mais provável do movimento de preços. Estas duas formas de análise se sobrepõem umas às outros e a maioria dos analistas gráficos usam ambas. Todos os gráficos são baseados em três elementos: preço, volume e tempo.
Existem muitos tipos diferentes de gráficos em uso pelo mundo. Um determinado tipo de gráfico que venha a ser usado não é uma decisão certa ou errada por si só, mas apenas uma questão de escolha pessoal. Cada tipo de gráfico tem seus próprios pontos fortes e pontos fracos, mas nunca é uma boa ideia usar um tipo de gráfico que você não sinta confortável ou confiante quando o usa.
Devemos estar atentos para o fato de que quando estudamos um gráfico de preços é a variação no preço em um determinado período de tempo que deve estar em observação e análise. A escala vertical em qualquer gráfico de preço é o preço da aplicação (ação, commoditie, título) em questão, enquanto a escala horizontal é tempo.
Em próximos posts falaremos um pouco mais sobre análise de gráficos, com o uso de indicadores que são de grande valia para a tomada de decisões sobre empresas no mercado de ações. Alguns destes indicadores já constam do gráfico acima para Banco do Brasil ON e serão melhor detalhados.